GESTÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS GERADOS

PRIMEIROS PASSOS

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), campus Maracanã, ADERIU NO ANO DE 2012 ao Decreto 5.940 / 2006, que consiste na doação de resíduos recicláveis gerados por órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta para cooperativas ou associações de catadores de recicláveis, por meio da Portaria 826, de 17 de Outubro de 2012, que designa servidores para comporem a COMISSÃO CENTRAL DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA (CCCSS) no campus Maracanã. Contudo, apenas em agosto de 2015, início do período letivo do ensino superior, que se verificou na prática a implementação da COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA COM O PROJETO RECICLA CEFET/RJ NO CAMPUS MARACANÃ.

clique para abrir

PORTARIA

A Portaria mais nova, reeditada, é a de 1.344, de 17 de Novembro de 2016, designando os servidores que compõe a Comissão.​

SEPARAÇÃO EM: LIXO NÃO RECICLÁVEL (LIXO ÚMIDO) E LIXO RECICLÁVEL (LIXO SECO)

Iniciamos com a separação na fonte e destino dos resíduos secos gerados, mais comuns, na instituição de ensino: papel, papelão, plástico, vidro e metal à cooperativa.

COLETA DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

Foi iniciada também, a coleta de materiais eletrônicos que não são mais utilizados, para o reaproveitar ou destinar apropriadamente eles.

COLETA DE ÓLEO COMESTÍVEL

Num segundo momento, em função da demanda da comunidade por alocar outros resíduos pessoais, implantou-se a coleta de óleo de cozinha.

A coleta de óleo é feita para que a cooperativa transforme em sabão.

COLETA DE PAPEL

Banner do multirão de Papel
Contribuições coletadas

Coleta de cadernos, livros, revistas, apostilas e envelopes usados.

MUTIRÃO SUSTENTAVEL

PILHAS E BATERIAS

RETIRADA DE PILHAS E BATERIAS (DE CELULAR) POR MEIO DE EMPRESA DE LOGÍSTICA GMCLog, que faz parte do Programa ABINEE Recebe Pilhas, de forma gratuita, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n0 12.305/2010). Apoio da Prefeitura do Cefet/RJ e da Comissão Central de Coleta Seletiva Solidária. Pontos de Coleta: Prefeitura e Restaurante do Cefet/RJ.

– Dia: 14 de Maio de 2018. Total: 196,4 kg

– Dia 16 de Dezembro de 2019. Total: 165 kg

RESÍDUOS QUÍMICOS

Retirada de cerca de 450 kg de resíduos químicos dos campi do Cefet/RJ (que compreendeu os seguintes quantitativos de resíduos: 243 kg no Campus Maracanã, 112kg no Campus Valença, 2kg no Campus Itaguaí, 20 kg no Campus Angra dos Reis, 34 kg no Campus Nova Iguaçu e 39 kg no Campus Maria da Graça) pela empresa AMBSERV em julho de 2019.

RESULTADOS DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

Destaque para um dos principais resultados do trabalho da Comissão de Coleta Seletiva Solidária no ano de 2019 que foi o alcance de 31 toneladas de materiais recicláveis que foram doados para as Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis: COOTRABOM, COOPQUITUNGO e COOPEMBAU no período de setembro de 2015 a dezembro de 2019, por meio de editais de CHAMAMENTO PÚBLICO PARA HABILITAÇÃO DE COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (Clique Aqui).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *