SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO

OBJETIVO DA SENSIBILIZAÇÃO

 

O processo de SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE DO CEFET-RJ envolve a realização de atividades que busquem chamar a atenção para temas socioambientais importantes, que cada vez mais são perceptíveis pelos problemas ambientais que atingem o cidadão.

A necessidade de sensibilizar a parte de um todo, que é a comunidade escolar, com iniciativas que sejam capazes de reduzir o consumo desnecessário de recursos ambientais e públicos, e que possam contribuir com a busca da sustentabilidade pela instituição de ensino de forma duradoura.

Outro aspecto do processo de sensibilização é o desenvolvimento de valores e atitudes que promovem um comportamento orientado para a transformação da realidade em que se encontra o planeta, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as atitudes necessárias para sua “transformação”.

AÇÕES/ATIVIDADES

Professora Aline Trigo no Enconto do Meio Ambiente
Encontro de Meio Ambiente no Cefet-RJ – 2017
Palestra para alunos dos 1os períodos dos cursos superiores e do integrado (médio-técnico) do Cefet-RJ (Programas de Acolhimento de Calouros – PAC) – Início de cada semestre letivo.

CAFÉ SOLIDÁRIO

SEMANA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO CEFET-RJ

OUTUBRO DE 2017

RODA DE CONVERSA DE SUSTENTABILIDADE
AMBIENTAL INSTITUCIONAL

RODA DE CONVERSA tem por objetivo de mapear as pessoas que desenvolvem ou desejam desenvolver iniciativas, projetos de extensão ou de pesquisa na temática da sustentabilidade.

I RODA DE CONVERSA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL
II RODA DE CONVERSA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL

FEIRA DO DESAPEGO CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS: REDUÇÃO DO CONSUMO E REAPROVEITAMENTO

Objetivo: Desapegar de objetos e utensílios diversos, dos quais não mais necessitamos, e deixá-los à disposição no saguão (do Cefet/RJ campus Petrópolis) para que tivessem uma nova chance de uso. Não houve qualquer tipo de cobrança (dinheiro ou outro). Na segunda edição da FEIRA DE DESAPEGO, ainda em 2017, recebemos também doações de utensílios infantis (roupas, calçados e brinquedos) que foram doados a um orfanato da cidade.

PROJETO SALA VERDE CEFET-RJ: OBSERVATÓRIO DE INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

No ano de 2018, o CEFET/RJ, por meio da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), foi selecionado para participar do PROJETO SALA VERDE, que tem apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente, que reconhece a relevância e certifica que o projeto apresentado está alinhado com ás diretrizes e aos objetivos da Política e do Programa Nacional de Educação Ambiental.

No Cefet/RJ, o PROJETO SALA VERDE é conhecido por OBSERVATÓRIO DE INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS e tem o objetivo de:

– Demonstrar a importância da sustentabilidade nas ações e iniciativas desenvolvidas nas dimensões que envolvem o processo educativo – ensino, pesquisa e extensão – da instituição de ensino.

A SALA VERDE deve se constituir em um centro de referência que, além de disponibilizar publicações e democratizar o acesso à informação, se estabelece como um espaço de encontro, reflexão e construção da ação socioambiental.

Para aqueles que tenham interesse em ser um educador ambiental, participar das ações da sala verde ou que possam contribuir com as ações da sala verde, aproveite para trocar experiências com toda a rede da Sala Verde.

Mais informações, Fale Conosco ou acesse o site: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/salas-verdes.html

No CEFET/RJ, foram desenvolvidas várias ações e iniciativas sustentáveis ao longo dos anos de 2018 e 2019, que vão ao encontro dos objetivos do projeto SALA VERDE:

 

ATIVIDADE 1: OFICINA DE FLORES COM CAPSULAS DE CAFÉ

Estágio 1: Coleta de cápsulas de café no campus Maracanã – projeto de extensão SERFET SUSTENTÁVEL da professora Monica Vilardo de Biologia CEFET/RJ.

Estágio 2:  Realizar artesanato com as cápsulas arrecadas. A oficina pretende ensinar aos participantes como preparar flores e vasinhos para plantas, o que propicia o reaproveitamento do resíduo (cápsula de café) e ainda pode ser um meio de geração de renda. Data e horário da atividade: 7 de Novembro de 2018 – Horário: 10h45 às 12h20. O evento foi cadastrado junto ao DEAC para geração de certificado de apresentação.

ATIVIDADE 2: OFICINA DE ARTESANATO

Em parceira com o projeto de extensão SERFET SUSTENTÁVEL, coordenado pela professora Monica Vilardo, o SESC Meio Ambiente – Tijuca/RJ e a Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional do CEFET/RJ, planejou-se a realização de uma OFICINA DE ARTESANATO que reaproveitasse os banners de lona, que são usados para expor os resultados dos projetos de extensão e de pesquisa do Cefet/RJ e que estavam se acumulando na instituição. A oficina de artesanato é uma atividade manual e sustentável, que transforma a lona, do banner, em diversos tipos de bolsa. Em 8 de maio de 2019.

ATIVIDADE 3OFICINA DE KOKEDAMA

Em homenagem ao dia do Meio Ambiente, realizou-se mais um evento da SALA VERDE NO PÁTIO AZUL, que intitulou-se a OFICINA DE KOKEDAMA, conhecida como BOLA DE MUSGO, VIVÊNCIA COM PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais e o MUTIRÃO COLETIVO Sustentável. Em 5 de junho de 2019.

ATIVIDADE 4: SALA VERDE NO PÁTIO AZUL  

Evento organizado em 18 de setembro de 2019, em comemoração ao dia da Árvore, pelas professoras Aline Trigo, coordenadora da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), e Mônica Vilardo, coordenadora do projeto de extensão Serfet Sustentável, a SALA VERDE NO PÁTIO AZUL proporcionou, à comunidade interna e externa do Cefet/RJ, conhecimentos sobre saúde (orientação sobre postura e hidratação) e meio ambiente (orientação sobre plantas medicinais e como fazer uma composteira), e fabricação de forma manual (oficina) de bolsas (porta-celular e porta-cartão) a partir de banner de lona.

Nesse mês de setembro, a SALA VERDE NO PÁTIO AZUL teve o convite dos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Cefet/RJ campus Maracanã para participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e apresentasse as atividades propostas.

ATIVIDADE 5: SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO CEFET/RJ

 De 21 a 27 de outubro de 2019, o projeto SALA VERDE NO PÁTIO AZUL participou da Semana de Ciência e Tecnologia no Cefet/RJ, apresentando à comunidade do CEFET/RJ, através de jogos interativos, os projetos sustentáveis desenvolvidos pela DISAI, bem como ações relacionadas ao consumo responsável que devem ser adotadas de forma consciente.

ATIVIDADE 6: COMEMORAÇÃO DO NOVEMBRO AZUL 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e em comemoração ao Novembro Azul, o projeto SALA VERDE NO PÁTIO AZUL trouxe importantes informações sobre a saúde do homem e prevenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/ AIDS. Data: 27 de Novembro de 2019.

O LANÇAMENTO DA SEMANA DO LIXO ZERO NO RIO DE JANEIRO OCORREU NO CEFET-RJ

O evento “Lixo Zero dentro e fora de casa”, que abre a Semana do Lixo Zero no Rio de Janeiro, contou com especialistas de diversas instituições, que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, que apresentaram iniciativas de redução de resíduos em suas entidades. O encontro foi realizado no dia 26 de outubro de 2018, das 9h30 às 12h30, no Auditório 1 do campus Maracanã do Cefet/RJ.

OBJETIVO DA CAPACITAÇÃO

 A CAPACITAÇÃO é uma ação que contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais nas questões relativas à gestão socioambiental e ao mesmo tempo fornece aos servidores oportunidade para desenvolver habilidades e atitudes para um melhor desempenho das suas atividades, valorizando aqueles que participam de iniciativas inovadoras e que buscam a sustentabilidade.

AÇÕES/ATIVIDADES

TÍTULO DO CURSO: GOVERNANÇA EM COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS

Período: 16 horas (4 e 5 de Dezembro de 2017)

Organização: Centresaf/RJ

Diploma de conslusão do curso

TÍTULO DO CURSO: COMPRAS SUSTENTÁVEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Período: 21 horas (23, 29 e 30 de Junho de 2016)

Organização: Divisão de Capacitação e Desenvolvimento do Departamento de Recursos Humanos do Cefet-RJ

Diploma de conslusão do curso

TÍTULO DO CURSO: SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Período: 24 horas (5 a 7 de Novembro de 2014)

Organização: PNUMA / Ministério do Meio Ambiente

Diploma de conclusão do curso

CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DO MMA PROMOVIDOS PARA AS INSTITUIÇÕES DO PROJETO SALAS VERDES

CURSO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESPAÇOS EDUCADORES

CURSO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇAS DO CLIMA PARA OS GESTORES

CURSO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA

CURSO: EDUCARES - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS